sábado, 20 de agosto de 2016

kefir, mitos e verdades sobre este lactobacilo

Conheço e consumo Kefir desde os meus 18 anos mais ou menos e atravessei a vida criando, doando e pedindo doação pois em algumas épocas parei com a manutenção (não dava tempo ou não era prioridade) dai pra recomeçar tive que pedir que alguém me doasse e nem sempre achei quem tivesse. Durante todo esse tempo aprendi que o Kefir é uma colonia muito resistente e muita coisa que vi, li e ouvi sobre a delicadeza dele não é verdadeiro. Cheguei a conclusão que - em condições normais de temperatura e higiene - ele é quase indestrutível. Tem alguns mitos que assombram os criadores de Kefir e aproveito este blog para por fim (ou ao menos tentar) nessas "lendas urbanas sobre kefir" utilizando o tão conhecido (  ) mito ou (  ) verdade.

1. Kefir morre se o tempo estiver muito quente ( x ) Mito ou (  ) Verdade
A temperatura ambiente pode subir o quanto for que ele se adapta, claro que nas altíssimas temperaturas o tempo de exposição após a fermentação deverá ser reduzido em 1/4.

2. Kefir doado é melhor do que Kefir comprado    ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Isso é crendice de alguns doadores de kefir, kefir é kefir, seja comprado ou doado.

3. Se cair um inseto no pote ele destruirá toda a colonia  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Se cair um inseto você simplesmente tira o inseto e o processo continua.

4. Não posso utilizar garfo ou colher de metal pois mata o kefir  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
O kefir não reage bem com metais ferrosos, apenas isso, os talheres de caso costumas ser de açõ inox e não reagem com o kefir.

5. O recipiente tem que ser de vidro ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Pode ser de vidro pois é mais higiênico e fácil de limpar, mas se for de metal ou de plástico o resultado será o mesmo.

6. A peneira não pode ser de metal  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Pode sim. Metal, madeira, pano, qualquer elemento que filtre o produto ou sirva de peneira.

7. Kefir de água é o mesmo que de leite   (  ) Mito ou ( x ) Verdade
Sim, é o mesmo, o sistema que transforma um no outro é a base de adaptação e uma lenta transição de um meio para o outro, certo que muitos indivíduos da colônia não se adaptam e morrem, mas aqueles que resistem estão prontos a aptos para prosseguir com o processo.

8. Quem tem intolerância ao leite pode tomar kefir   (x  ) Mito ou (  ) Verdade
A intolerância ao leite pode ser devido a lactose ou a caseina. Se for a lactose existe uma boa chance da pessoa não sentir nada, agora se for intolerante a caseina terá reações adversas rapidamente pois o kefir consome apenas a lactose e não a caseina.

9. Se congelar ele morre   (x  ) Mito ou (  ) Verdade
Pode congelar quanto quiser e deixar lá para o resto da vida (ou quase) pois quando retirar, descongelar e colocar novamente no leite ele voltará a vida e passará a produção normal como era antes.

10. Se secar ele morre   (x  ) Mito ou (  ) Verdade
Kefir para ser entregue à distância deve ser desidratado e depois fatiado nas menores porções possíveis imagináveis. Ao ser reidratado ele será reconstituído e em poucos dias estará pronto novamente.

11. Se cortar ele morre   ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Leia a resposta acima

12. Tem que lavar o recipiente todos os dias  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Pode deixar vários e vários dias sem lavar que não afeta em nada.

13. Tem que lavar o Kefir  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Não é bom lavar o kefir, principalmente em água com cloro pois irá retirar uma membrana protetora que o envolve e que permite que ele se ligue aos outros da colonia e cresça e fortifique.

14. O soro produzido durante a fermentação é whey-protein   (  ) Mito ou (x  ) Verdade
Sim, o soro é whey-protein puríssimo e de altíssima qualidade, pode e deve tomar a vontade.

15. Não posso comer o kefir  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Tem gente que faz farinha do kefir e come junto as refeições, não tem problema algum, pode come-lo fresco ou desidratado, ótimo alimento.

16. Posso dar o kefir para meu pet (cães, gatos etc)  (  ) Mito ou ( x ) Verdade
Já tem até veterinário recomendando o kefir para os bichinhos de estimação como suplemento alimentar ou para aliviar as vias digestivas.

17. Kefir não é remédio é alimento   (  ) Mito ou ( x ) Verdade
Não é remédio, nem é milagre e nem é santo, não faz parte de religião alguma e é sim um ótimo alimento para todas a idades.

18. Só posso utilizar leite Tipo A para fazer o kefir  ( x ) Mito ou (  ) Verdade
Pode utilizar leite de vaca, de cabra, de búfala etc. Tipo A, B o C ou sem tipo algum, Pode ser o de caixinha, de saquinho, em pó, leite do sítio, leite congelado etc. Tanto faz ferver o não ferver, só recomendo que, se ferver, espere resfriar até a temperatura ambiente, retire a nata pois kefir não consome gordura. Eu aproveito a nata e o soro, não desperdiço nada.

19. Se usar leite quente poderei matar o kefir  (  ) Mito ou ( x ) Verdade
Provavelmente sim, pois a alta temperatura da água ou do leite é prejudicial ao kefir.

20. Se usar leite gelado posso matar o kefir   ( x ) Mito ou (  ) Verdade
O leite congelado serve para conservar o kefir e se estiver muito gelado irá diminuir a sua produção e o crescimento da colonia, só isso.

21. Preciso deixar o recipiente com o leite e o kefir no escuro para fermentar melhor
( x ) Mito ou (  ) Verdade.  Ele irá fermentar no claro ou no escuro, quer você queira ou não.

Bom meus queridos leitores e seguidores, por hoje é só, mas se você tiver alguma dúvida sobre kefir peço que envie e iremos descobrir se é mito ou verdade.




quinta-feira, 2 de junho de 2016

Kefir um resumo de tudo

PARA QUEM NÃO CONHECE



O kefir, uma bebida feita de leite fermentado entre 10°C e 25°C, é a mais nova sensação do momento. Ele possui bactérias benéficas e leveduras, além de conter sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais para a manutenção das funções vitais do organismo.

Por conter triptofano, cálcio e magnésio, ele promove um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa do processo de absorção de carboidratos, gorduras e proteínas. Esses nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção e crescimento celular e fornecem energia ao nosso organismo. Ele ainda é uma excelente fonte de vitamina K e vitaminas do complexo B.